Legislativo estabelece parceria pela cultura em Ribeirão Preto

Convênio dará visibilidade ao trabalho dos artistas regionais através da TV Câmara
Legislativo estabelece parceria pela cultura em Ribeirão Preto

Aconteceu, na tarde desta sexta-feira (25), na sede da prefeitura, a solenidade de lançamento da programação cultural da TV Câmara Ribeirão, que é fruto de um convênio assinado em dezembro do ano passado. Entre as autoridades presentes estavam o presidente do Legislativo Alessandro Maraca (MDB), o coordenador da TV Câmara, Sérgio Figueiredo, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e a secretária da Cultura Isabella Pessotti.

O acordo estabeleceu a cooperação técnica, científica e cultural entre a Câmara Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, para a exibição na grade de programação dos canais da TV Câmara, de todo o conteúdo audiovisual produzido pela Secretaria ou concedidos através de parcerias, anuências ou leis de incentivo municipais, estaduais e federais.

"É uma oportunidade onde os artistas foram selecionados através de editais, e o mais legal de tudo é que esse projeto pode crescer, pois já tem um protocolo de intenções com as TVs Assembleia, Câmara Federal e Senado. Com isso, os artistas da cidade poderão ganhar notoriedade no Brasil através das redes públicas", disse Maraca.

Como primeiro projeto deste convênio, a partir do próximo dia 28, todas as segundas-feiras, na faixa das 20h, a TV Câmara terá em sua grade de programação uma produção cultural - que poderá ser exibida um pouco mais tarde quando houver transmissão ao vivo da agenda do Legislativo.

Serão documentários, shows musicais, espetáculos de teatro, dança e obras videográficas cedidas através de termo de cessão de direitos ou produzidas com recursos de editais municipais.

"Nesse caso específico é a própria população que passa a utilizar o espaço da TV Câmara, pois somos diariamente procurados por artistas, grupos musicais e outros representantes culturais querendo apresentar seu trabalho. Isso agora será possível através desse convênio", afirmou Sérgio Figueiredo.

O convênio de cooperação não envolve qualquer transferência de recursos financeiros entre os Poderes, e é semelhante ao firmado com a Secretaria Municipal da Educação, onde são transmitidas aulas com conteúdo educacional, como complemento ao trabalho realizado nas salas de aula.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP) - com informações da Secretaria da Cultura

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)